sexta-feira, 1 de maio de 2009

A Ignorância da ''Política do Conforto''!!!


O petróleo foi descoberto no início do século XX, e desde então passou a ser o principal fornecedor de energia, gerando um progresso acelerado aos países que se industrializaram e formaram grandes potências econômicas.
Depois da crise de 1973 o uso do petróleo como arma de guerra teve conseqüências dramáticas para a economia dos paises que dele dependiam. A Europa consumia 80% do petróleo que provinha do Oriente Médio e o Japão 90%. Quando os árabes iniciaram o embargo do petróleo, reduzindo a produção até o limite oficial de 15% com variações de um produtor para o outro, os europeus foram obrigados a racionar combustível, impondo a proibição da circulação de veículos em dias definidos da semana; os japoneses fizeram reduções drásticas de consumo de energia, afetando a produtividade das suas indústrias.
O Brasil recorreu ao racionamento de combustível, viu a mentira do chamado “Milagre Econômico” esvair-se, entrando em um dos períodos mais difíceis da sua economia.
Hoje, o petróleo é usado em quase todos os materias. Desde roupas até os combústiveis.
O vilão é mostrado em propagandas como o provedor de alegrias materiais. Essa é a marca da ''Política de Conforto'', onde a comodidade dos produtos interfere na conscientização dos problemas ecológicos.
Não digo que o petróleo não deve mais ser usado, mas podemos reduzir o uso. Para isso contamos com as fontes de energia renovável. Saiba mais no site do greenpeace sobre essas energias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário